Você, com certeza, já deve ter feito ou ouvido falar sobre o exame de ultrassonografia na região do abdome. Pois bem, o ultrassom ou ecografia é um tipo de exame que conta com aplicações médicas muito diversas e que, quando realizada na região da barriga, geralmente é dividida entre ultrassonografia total e ultrassonografia abdome superior.
Antes de falarmos mais especificamente sobre a ultrassonografia abdome superior, é preciso entender um pouco mais sobre este tipo de exame. De forma geral, a ultrassonografia é um exame não cumulativo feito de maneira não invasiva, sem gerar danos aos tecidos.
Basicamente, o exame de ultrassom é realizado passando o aparelho chamado de transdutor na área de avaliação. Este transdutor é responsável por transmitir ondas sonoras na região abdominal, formando imagens que são projetadas em uma tela de computador.
Para realizar o procedimento, ainda é preciso passar um gel para melhorar o funcionamento do transdutor e aprimorar a transmissão dos sons.
Por não apresentar efeito radioativo e não acumular energia, o procedimento pode ser realizado várias vezes, de forma repetitiva, sempre que necessário, desde que com indicação e supervisão médica, bem como em conformidade aos padrões técnicos.
Como é de se esperar, a ultrassonografia apresenta diversas vantagens e benefícios. Pensando nisso, montamos uma lista com os principais. Confira abaixo:
A ultrassonografia abdome superior é indicada para avaliar o fígado, a vesícula biliar, as vias biliares, o baço, a aorta e o pâncreas de forma parcial. Regiões como o estômago, bexiga e rins não contam com avaliação certa neste caso.
Entre as indicações mais comuns para a realização deste tipo de exame, podemos citar doenças de depósito no fígado, pedra na vesícula biliar, pesquisa de nódulos, entre outros.
Também é possível por meio do procedimento, conferir a dilatação das vias biliares, verificar a presença de líquidos na barriga, bem como atestar o tamanho dos órgãos.
É importante lembrar que a ultrassonografia na região do abdome, seja superior ou total, não é indicada em casos de gravidez. De forma geral, as gestantes realizam o exame na região da pelve ou ainda recorrem ao ultrassom transvaginal, na fase inicial da gestação.
A preparação do exame de ultrassom de abdome superior não é complicada, mas é preciso estar atento às indicações médicas.
De forma geral, é recomendável tomar remédios para evitar a presença de gases ou de prisão de ventre, o que pode atrapalhar a eficácia do exame. Recomenda-se, ainda, a realização de jejum de pelo menos seis horas, sendo permitida apenas a ingestão de água.