A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível. Ocasionada pela bactéria, Mycobacterium tuberculosis, também chamada de bacilo de Koch. A princípio, a doença afeta o pulmão, mas também pode alcançar outros órgãos, tudo depende da gravidade.
Aproximadamente 10 milhões de pessoas têm tuberculose em todo o mundo. A doença é perigosa, além de facilmente transmissível pode levar ao óbito. A forma mais frequente é a pulmonar, sendo com isso a mais relevante.
Pode ser facilmente transmitida através das gotículas expelidas por pessoas contagiadas. Os principais sintomas são:
A transmissão pode ser feita através de lençóis, roupas, copos ou qualquer outro objeto que o enfermo teve contato.
Apesar de já ter sido considerada o grande mal do século XIX, sendo responsável por milhares de mortes no Brasil e no mundo. Graças ao avanço da medicina, há cura para a doença, que precisa passar por um longo tratamento que pode durar de seis meses até dois anos, a depender do quadro do paciente.
A realização desse procedimento por meio de antibióticos orais, Rifampicina e Isoniazida que eliminam a bactéria.
Mesmo após os sintomas terem desaparecidos, é importante fechar o ciclo, para garantir a eliminação das bactérias, dai a importancia de acatar a duração do tratamento recomendado pelo médico.
A Tomografia computadorizada é um exame de imagem, como um raio-x, que consegue visualizar imagens internas do corpo humana. O TC, consegue mostrar em múltiplos eixos de maneira tridimensional, em 3D. A Tomografia computadorizada é um exame recomendado para suspeita da Tuberculose.
A tomografia, oferece uma visão ampla e clara da área a ser analisada, um grande auxiliador no diagnóstico médico.