TOMOGRAFIA DO CRÂNIO COM CONTRASTE

Tomografia computadorizada do crânio é um exame que usa radiação para colher imagens internas da cabeça do paciente. Apesar do nome relacioná-lo ao cérebro, o exame também pode registrar imagens de áreas como pescoço e orelhas, além dos seios da face e da mandíbula.

Um dos objetivos da tomografia de crânio é ser uma solução que fornece, por si só, diagnósticos precisos de males que afetem a região, dispensando outros testes ou procedimentos complementares.

Principais doenças investigadas pela tomografia computadorizada do crânio

Acidente Vascular Cerebral

Conhecida também como derrame ou pela sigla AVC, essa patologia é caracterizada por danos ao cérebro, gerados a partir da interrupção do fluxo sanguíneo na região. O derrame pode ser isquêmico, quando é provocado por uma redução brusca no fluxo de sangue em uma das artérias cerebrais, ou pode ser um AVC hemorrágico, que é a forma mais grave da doença. Nesse caso, houve uma ruptura de um dos vasos sanguíneos, causando hemorragias em regiões como o interior do cérebro.

Aneurisma cerebral

Ocorre quando uma parte frágil de um vaso sanguíneo na região do cérebro se dilata, ou seja, aumenta de tamanho. Um dos principais riscos é o possível rompimento do aneurisma, provocando uma hemorragia cerebral.

Tumor cerebral

Assim como tumores em outras regiões do corpo, um tumor cerebral é formado a partir do crescimento anormal de células no interior do crânio.

Os mais de 100 tipos de tumores no cérebro podem ser classificados segundo a velocidade de desenvolvimento. Como é de se imaginar, os mais perigosos e agressivos costumam crescer mais rápido.

Traumatismo craniano

É uma lesão na cabeça que pode variar quanto à gravidade, de acordo com as áreas afetadas pelo trauma. Assim, ele pode impactar apenas o crânio (se for uma fratura), ou o cérebro, se for uma contusão, por exemplo.

Hidrocefalia

Ocorre quando há acúmulo de líquido cefalorraquidiano (do cérebro e da espinha) dentro do crânio, provocando um inchaço local.

Qual a diferença entre o exame de tomografia computadorizada e a ressonância magnética de crânio?

Tanto a tomografia computadorizada quanto a ressonância magnética são exames que produzem imagens de alta qualidade do crânio. Ambos os testes utilizam um computador para gerar as imagens de alta resolução.

Então, são iguais? Não, não são.

No entanto, a ressonância magnética mostra estruturas internas dos órgãos com maior clareza, enquanto o tomografia computadorizada é mais indicada para verificar a anatomia do crânio.

A tomografia é um tipo de radiografia ultrassensível, capaz de gerar centenas de cortes em minutos. Portanto, esse exame utiliza radiação para registrar as imagens. Nos resultados de uma TC de crânio, líquidos e gases aparecem em preto, e ossos se mostram na cor branca. Dependendo de sua densidade e outros fatores, os órgãos apresentam tonalidades de cinza.

Já a ressonância magnética é uma espécie de foto tridimensional da parte interna da cabeça, que é registrada através de um campo magnético. Ondas de rádio são mandadas para o crânio e, em seguida, a liberação de energia é medida com o auxílio de um computador. Grosseiramente, a ressonância magnética consegue fazer cortes mais finos e assim, enxerga lesões menores que a tomografia.

Riscos da tomografia computadorizada do crânio

Um dos riscos principais é a exposição à radiação que, no caso de uma tomografia, é muito maior que em uma radiografia. Outro ponto de atenção diz respeito ao uso de contraste iodado, substância que deixa as imagens mais nítidas. Os casos em que a TC de crânio necessita ser feita com contraste não são maioria, mas, quando é preciso recorrer ao contraste iodado, existe o risco, embora raro, de reação alérgica grave, com queda de pressão e até dificuldade respiratória. Por isso, antes do exame, o paciente deve informar se já teve alguma reação alérgica a iodo ou mariscos. Assim, se o exame for indispensável e não possa ser substituído, usamos um kit de medicamentos antialérgicos antes do exame, a fim de minimizar os riscos.

Benefícios da tomografia computadorizada do crânio

Não podemos analisar os riscos da tomografia de modo isolado.

Esse exame tem alta confiabilidade, pois gera imagens de qualidade.

A TC do crânio vem auxiliando médicos e outros profissionais da saúde em diagnósticos de doenças que afetam a região da cabeça e pescoço, desde a década de 1970, ou seja, contribui de forma decisiva para um diagnóstico mais assertivo e precoce. Mas seus benefícios não param por aí, já que o teste é rápido, não é invasivo, não exige grandes preparos e nem causa dor ao paciente. Embora seja emitida radiação, os tomógrafos atuais permitem ajustes para o mínimo possível de exposição aos raios-X. No caso de investigação de tumores cerebrais, a TC de crânio é capaz de mostrar a localização, a forma e o tamanho do tumor. O exame também pode ser realizado a fim de guiar a melhor posição para a agulha, diante da necessidade de uma biópsia. A tomografia computadorizada de crânio só exige preparo quando precisar de contraste. Nesses casos, o paciente deve estar em jejum há pelo menos quatro horas. Nas demais situações, a alimentação ou ingestão de medicamentos (se houver) podem ser realizadas normalmente. A exceção se aplica se o paciente for diabético e tomar medicações com metformina – o medicamento precisará ser suspenso 24 horas antes do exame.

Tomografia do crânio com contraste

A ideia é deixar as imagens ainda mais nítidas, esclarecendo dúvidas e contribuindo para o diagnóstico.

Em geral, o contraste é indicado em casos que envolvem estruturas como tumores e abscessos cerebrais, que se tornarão mais visíveis a partir do uso da substância. O procedimento é realizado da mesma forma que a TC de crânio comum, mas a administração do contraste iodado é feita antes de o paciente deitar na mesa. A forma mais comum é injetando o líquido em uma veia da mão ou do braço.

Como já dito, existe um risco raro de reação alérgica ao contraste.

Mas algumas pessoas também podem sofrer com vermelhidão, coceira, náuseas ou indisposição.