RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO JOELHO


A Ressonância Magnética ( RM ) do joelho é um exame não invasivo que permite obter imagens do joelho, muito útil para identificar e avaliar uma série de lesões, como rotura dos ligamentos, bursites, rotura do menisco, fraturas, doenças da cartilagem e situações de processo com dor inexplicável que não se diagnosticam por outros métodos.

Ao contrário do Raio-X e da Tomografia Computadorizada, que utilizam a radiação ionizante, a ressonância magnética utiliza poderosos magnetos e ondas de rádio. As imagens individuais de ressonância magnética são chamados “cortes”. Estas imagens são armazenadas no computador, para avaliação pelo radiologista e impressas em filme ou CD para disponibilização ao médico solicitante.

Para a realização da RM a pessoa deita-se de costas sobre uma mesa, que desliza para dentro do aparelho de ressonância magnética, que normalmente tem a forma de um túnel. O exame pode demorar até 30 minutos. Nos pacientes que têm medo de espaços confinados (que tem claustrofobia), pode haver a necessidade de se administrar um medicamento que ajude o doente a manter-se menos ansioso.

A RM não expõem o doente a radiações e até hoje, não estão descritos efeitos colaterais significativos provocados pelos campos magnéticos e ondas de rádio sobre o corpo humano.


shares
× Como posso te ajudar?
Visit Us On InstagramVisit Us On Facebook