A ressonância magnética (RM) é um exame seguro, indolor e que pode ser feito em pacientes de todas as idades. Entretanto, em alguns casos, é necessário sedar o paciente para realizar o procedimento.
Antes de qualquer coisa, caso você nunca tenha feito uma ressonância, é preciso que saiba que, ao contrário do que muita gente acredita, não é feito em um tubo fechado. As duas extremidades do equipamento são abertas, permitindo a circulação livre do ar. Ou seja, apesar do tubo parecer estreito, não há riscos de sufocamento ou ficar preso dentro dele.
Ainda assim, enquanto alguns pacientes encaram a ressonância magnética de maneira tranquila, para muitos, aquele tubo representa um lugar fechado, claustrofóbico e barulhento, daí a necessidade de sedação.
O objetivo da sedação é permanecer com a parte do corpo a ser examinada imóvel para obter imagens adequadas e o diagnóstico correto naqueles pacientes que não conseguem fazer isso voluntariamente.
A sedação é uma técnica anestésica que diminui o nível de consciência do paciente para reduzir a ansiedade e melhorar o conforto em alguns procedimentos. A sedação para ressonância magnética é leve e não exige intubação. O que acontece é um monitoramento constante dos sinais vitais, durante todo o procedimento.
QUANDO A SEDAÇÃO É NECESSÁRIA NA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA?
Existem alguns fatores que são considerados ao indicar a anestesia para ressonância magnética. São eles:
Se você faz parte de um desses grupos, ou é responsável por quem vai fazer esse procedimento, é interessante que converse com seu médico, para que ele explique com mais detalhes como é feita a sedação para Ressonância Magnética.
Para que a sedação aconteça tranquilamente é necessário:
COMO É FEITA A SEDAÇÃO PARA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA?
Normalmente, a sedação pode acontecer de 3 maneiras diferentes:
Os principais serviços de radiologia, assim como a clínica IMR, usualmente optam pela sedação venosa junto a uma bolsa de soro, pois, essa é a maneira que apresenta melhor absorção do medicamento e a sedação acontece mais rapidamente.
Os cuidados que antecedem a anestesia para ressonância magnética são os seguintes:
Ao final do exame, os medicamentos sedativos são interrompidos. O paciente volta a respirar e acorda suavemente. O anestesista permanece monitorando dados como pressão arterial, respiração e batimentos cardíacos durante todo o tempo até que o paciente desperte.
Como todo tipo de anestesia, após acordar, o paciente vai para um ambiente de recuperação até ter condição de alta. O paciente menor de idade deve sempre ter um acompanhante maior de idade nesse momento.
É importante evidenciar que devido à determinação do Conselho Federal de Medicina (CFM), a sedação só pode ser feita por um médico qualificado, sendo que o mais indicado é o médico anestesista, uma vez que a resposta ao sedativo é individual e comum o paciente transitar rapidamente entre os níveis de sedação. A orientação da entidade ainda afirma ser fundamental esse profissional assistir o paciente durante todo o efeito do medicamento em sedações moderadas ou profundas. Em ambos os casos é comum a necessidade de auxílio respiratório e obrigatório o monitoramento dos sinais vitais do paciente.
OS PACIENTES DA CLÍNICA IMR DISPÕE DO EXAME DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA COM SEDAÇÃO REALIZADA POR MÉDICO ANESTESISTA.