QUAIS SÃO OS TIPOS DE ULTRASSOM GESTACIONAL?


🔹A gestação é dividida em três trimestres. O primeiro vai da 1ª a 13ª semana; o segundo, da 14ª a 26ª; e, o terceiro, da 27ª a 40ª. Assim, os tipos de ultrassom na gravidez variam conforme o período gestacional, sendo possível realizar um ou mais por trimestre. Confira!

↪Ultrassom transvaginal:
→ Esse primeiro ultrassom é essencial para confirmar a gravidez, já que vai realmente ver se há um bebê dentro do útero. É esse exame também que confere se o embrião se implantou no local correto, mede o colo do útero, avalia de quantas semanas é a gravidez e ajuda no cálculo da data provável do parto. É realizado entre a 6ª e a 12ª semana de gravidez.

↪Ultrassom para transluscência nucal;
→ Esse tipo de ultrassom gestacional ajuda a prever a possibilidade do bebê nascer com alguma anomalia cromossômica. O exame precisa ser feito entre a 11ª e a 14ª semana.

↪Ultrassom morfológico:
→ O ultrassom morfológico é feito com o indutor sobre a barriga. Usado para avaliar a anatomia, permite a detecção de malformações nas mãos e pés, assim como na face e em estruturas internas.
Além disso, é nesse ultrassom gestacional que é, quase sempre, revelado o sexo do bebê. Ele pode ser feito entre a 20ª e a 24 semana, entre o quinto e o sexto mês.

↪Outros tipos de ultrassom gestacional:
→ O ultrassom obstétrico, realizado entre a 28ª e 32ª semana, por exemplo, serve para observar a placenta. A detecção de placenta prévia, com obstrução do colo do útero, pode ser um indicativo para cesárea.

→ Os ultrassons 3D ou 4D, por sua vez, não são fundamentais na assistência pré-natal, mas vistos como complementares. Graças à boa qualidade das imagens geradas, permitem detectar malformações no rosto, como a fenda labial. Quando solicitados, indica-se realizá-los após a 34ª semana, entre o oitavo e o nono mês.


shares
× Como posso te ajudar?
Visit Us On InstagramVisit Us On Facebook