Os exames de imagem são um dos importantes aliados da medicina para o diagnóstico preciso de doenças, fraturas e condições irregulares do corpo humano.
Esses procedimentos utilizam a tecnologia de aparelhos modernos para a captação de imagens de regiões do corpo que, posteriormente, podem ser analisadas pelo médico especialista, com o objetivo de traçar o melhor tratamento para o paciente.
A utilização de exames de imagem na medicina começou no início do século XX e representou uma gigantesca melhoria nos métodos diagnósticos, que passaram a ser realizados de forma mais segura e menos invasiva.
Desde então, os exames de imagem evoluíram a passos largos e hoje, são acessíveis à boa parte da população. Vale lembrar que para realizar qualquer tipo de exame de imagem é necessária a recomendação de um médico.
Os principais exames de imagem utilizados para diagnósticos de patologias são: raio-X, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Cada um deles possui suas indicações de acordo com o que se espera avaliar com o procedimento.
Raio-X
Realizado para detecção de fraturas em ossos ou infecções pulmonares, o raio-X emite radiação como forma de obter imagens internas do corpo humano. Regiões não examinadas devem ser protegidas com um equipamento de chumbo, para bloquear o contato com a radiação. É um procedimento rápido, muito utilizado em hospitais de pronto atendimento.
Ultrassonografia
Funciona por meio de ondas sonoras que ao tocarem no corpo e retornarem são interpretadas pelo aparelho que transmite em forma de imagens. A ultrassonografia é amplamente utilizada para avaliar músculos, veias, artérias e órgãos. Pode identificar tumores, placas de gordura e cálculos renais.
Destaca-se a importância da ultrassonografia em mulheres grávidas, que devem realizar esse exame de imagem ao longo de toda a gestação para verificar a saúde do bebê.
Tomografia Computadorizada
Utiliza técnica semelhante ao do raio-X, porém a emissão de radiação é maior, o que possibilita um ganho na qualidade da resolução das imagens. É indicado para diagnóstico de pequenas lesões no cérebro, em ossos e no coração, assim como detecção de tumores e nódulos.
Ressonância Magnética
Utiliza a tecnologia de um campo magnético para formar imagens do corpo humano. É um procedimento altamente seguro e indicado para análise detalhada de ossos, órgãos e sistema vascular. É muito eficaz na identificação de nódulos e em sua categorização entre benigno ou maligno.
O aparelho de Ressonância Magnética costuma amedrontar pessoas com fobia a lugares fechados, devido ao seu canal estreito, porém, aparelhos mais modernos apresentam um tubo mais curto e mais aberto, possibilitando maior conforto ao paciente na realização de exames.
A ressonância magnética é contraindicada para alguns pacientes, como por exemplo, àqueles que são portadores de marca-passo. Portanto, antes da realização do exame, é necessário responder sinceramente ao questionário que será realizado.
Demais Observações
Em alguns dos exames de imagem descritos acima, é recomentado o uso de contraste. O contraste é um recurso utilizado com o objetivo de melhorar a visualização dos exames, por meio de um realce na exata região onde está localizada a lesão.
Esses exames sempre serão acompanhados de um laudo feito por um médico especializado, onde estará descrito todos os detalhes encontrados no exame do paciente.
Você possui algum exame de imagem para realizar? Se a resposta for sim, entre em contato conosco e faça o agendamento.