🔹A endometriose é uma doença caracterizada pela presença de células do endométrio (mucosa que reveste o interior do útero) em outros órgãos da pelve, como trompas, ovários, intestinos e bexiga, isto é, fora da cavidade uterina.
🔹Ela pode apresentar três manifestações distintas sob o aspecto clÃnico e de imagem: peritoneal, ovariana e endometriose profunda. Veja um breve resumo sobre:
✔Peritoneal – presença de implantes superficiais na região do peritônio, uma membrana que recobre as paredes do abdômen e a superfÃcie dos órgãos digestivos. Neste caso, pode acometer órgãos próximos da região, como útero, ovários, bexiga, etc.
✔Ovariana – caracteriza-se pela presença de implantes superficiais no ovário ou cistos que podem ou não ser malignos.
✔Endometriose profunda – lesão que penetra no espaço retroperitoneal, que está situado por detrás do peritônio ou na parede dos órgãos pélvicos, com uma profundidade de 5 mm ou mais.
🔹Mulheres, fiquem atentas, pois, se não tratada corretamente, a doença pode causar desconfortos e infertilidade. Isso, entretanto, não significa que a endometriose impossibilite uma gestação.