LIPOMA: O QUE É, SINTOMAS E CAUSAS.

O que é lipoma?
O lipoma é um tumor benigno que pode surgir na pele, cabeça, pescoço, tronco, membros etc.
Trata-se, basicamente, de uma bolinha formada por uma película fibrosa que em seu interior possui células de gordura e outros detritos de atividade do organismo. Essa bolinha pode ser sentida ao se apalpar o corpo e pode ser pequena, com até 3 centímetros.
No entanto, existem alguns lipomas que são bastante grandes e podem atrapalhar consideravelmente a qualidade de vida do paciente, requerendo tratamento.

Quais as causas do lipoma?
Não se sabe, exatamente, quais as causas do lipoma, mas acredita-se que fatores genéticos possam influenciar no surgimento de lipomas.
Alguns estudos também indicam que o lipoma pode começar a se desenvolver como decorrência de um trauma naquele ponto do corpo. Esse trauma pode ter acontecido na infância e, conforme o indivíduo se desenvolve, o lipoma cresce naquele local de seu corpo.

Quais os sintomas de lipoma?
O principal sintoma do lipoma é o surgimento de um nódulo e/ou caroço em algum local do corpo. É possível apalpá-lo e movimentá-lo levemente, sem que a pessoa sinta dor e/ou algum tipo de desconforto.

Como é o tratamento do lipoma?
O lipoma tem cura e costuma ser tratado por meio da remoção cirúrgica, costumeiramente feita com anestesia local e no consultório de um dermatologista.
Dependendo de sua localização (se for no pescoço ou no rosto, por exemplo), pode ser necessário fazer um cirurgia mais complexa, com a presença de um cirurgião plástico.

Mais informações sobre exames e agendamentos através dos nossos contatos: 📞 0800-545-1080 Whatsapp:(77)9.8838-8058.

IMR- Instituto Marques de Radiologia, presente em Guanambi e Bom Jesus da Lapa.