ELETROCARDIOGRAMA

É um exame que avalia a atividade elétrica do coração por meio de eletrodos fixados na pele. Através desse exame, é possível detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto.

O QUE O EXAME PODE DETECTAR?

Alguns problemas cardíacos que o eletrocardiograma pode diagnosticar: irregularidades no ritmo cardíaco (arritmia), aumento de cavidades cardíacas, patologias coronarianas, infarto do miocárdio, distúrbios na condução elétrica do órgão, problemas nas válvulas do coração, infarto em situações emergenciais, doenças genéticas, doenças transmissíveis, entre outros.

Ele também pode ser usado para verificar a saúde do coração quando outras doenças ou condições estão presentes, tais como: pressão alta ou hipertensão, colesterol alto, tabagismo, diabetes e pessoas que apresentem um histórico familiar de doença cardíaca precoce.

Além disso, o exame também serve para monitorar dispositivos implantados no coração, como marca-passos, e avaliar seu funcionamento no coração.

COMO É FEITO O ELETROCARDIOGRAMA?

exame eletrocardiograma é rápido, simples, indolor e realizado no Lâmina. Durante a realização do ECG, o paciente fica deitado numa maca em repouso por 5 minutos antes do procedimento, para que o resultado não sofra influência de fatores externos, tais como atividades físicas ou uso de cigarros e de preferência que o paciente esteja em jejum. Os impulsos elétricos do coração são registrados em um pedaço de papel.

Em seguida, os eletrodos são colocados na parede torácica anterior (região frontal do peito), nos punhos e tornozelos, e aplica-se um gel sobre esses dispositivos para auxiliar na medição da corrente elétrica. É recomendado que a pele esteja bem limpa e desengordurada nos locais de fixação dos eletrodos.

Em alguns casos, se o corpo do paciente tiver muitos pelos, uma depilação será necessária. O eletrocardiógrafo é ligado e conectado aos eletrodos por meio de fios que irão registrar a atividade elétrica do coração. Após o exame, o aparelho fará a impressão de 12 visões diferentes do órgão.

PRÉ-REQUISITOS

Para realizar um eletrocardiograma, não há muitos pré-requisitos. Além de se dirigir à unidade com toda a documentação e no horário agendado, o paciente deve informar quais medicações está fazendo uso, pois alguns medicamentos podem alterar o resultado do exame. No mais, o paciente deve observar a lista de contra-indicações do exame.

PREPARO DO EXAME

• O paciente deve sempre relatar ao médico os medicamentos que faz uso, já que alguns deles podem causar alterações no resultado do exame;
  • O exame não deve ser feito com acessórios, tais como jóias no pescoço, braços ou pulso;
  • Para homens com muitos pelos no tórax, pode ser necessário cortá-los;
  • Não é recomendado praticar exercícios físicos antes do exame, pois pode alterar o nível do batimento cardíaco.

Quando é necessário fazer um eletrocardiograma?
• dor no peito;
• sensação de compressão ou queimação no tórax;
• desmaios frequentes;
• falta de ar;
• cianose (mucosas, como os lábios, e pontas dos dedos arroxeadas);
• palpitações no coração;
• batimentos cardíacos acelerados;