É a área relacionada a utilização da radiação ionizante para obtenção de imagens anatômicas e fisiológicas do corpo humano com o objetivo de diagnósticar patologias. A energia utilizada é a radiação ionizante, através de equipamentos para cada especialidade. Outra modalidade na área é a utilização de radiação não ionizante, utilizada na Ressonância Magnética e na Ultrassonografia.
As Modalidades
As modalidades do Diagnóstico por Imagem, incluem diversas atividades, dentre elas estão a Radiologia Convencional, Odontológica, Forense, Tomografia Computadorizada, entre outras em que o profissional da radiologia pode atuar, além do conhecimento de operação nos equipamentos é necessário conhecimentos na manipulação de imagens pós processamento e também de Radiologia Digital, assim como revelação de filmes radiográficos de forma manual, com utilização de processadoras e impressoras, tendo de conhecer também todos os acessórios envolvidos em cada modalidade da prática.
Conheça Algumas Modalidades
Tomografia Computadorizada
A Tomografia Computadorizada é uma tecnologia que utiliza radiação ionizante dos Raios-X para produzir imagens transversais do objeto de estudo. Os dados obtidos no exame são processados por um software que os transforma em imagens com 2 e 3 dimensões.
Considerado um dos maiores avanços desde a descoberta dos Raios-X, hoje a TC é indispensável para um serviço médico. Sendo assim, é disciplina fundamental para a formação do profissional.
Ressonância Magnética
A Ressonância Magnética é um procedimento que utiliza a radiação não ionizante de radiofrequência em conjunto com o magnetismo.
A tecnologia do aparelho de RM permite utilizar o campo magnético e a radiofrequência para estimular a movimentação de átomos de hidrogênio (abundantes no corpo), nesta movimentação são criados sinais eletromagnéticos e sob a leitura do aparelho, estes sinais são convertidos em imagens. Com diversas técnicas e protocolos a RM é aplicada para o estudo dos músculos, encéfalo, articulações, sistema cardiovascular e entre outros sistemas.
Mamografia
A Mamografia é uma área que estuda a anatomia e a fisiologia do tecido mamário, a tecnologia utilizada no aparelho é a aplicação dos Raios-X, sendo diferenciado por conter um elemento químico chamado Molibdênio (Mo), este permite a produção de imagens com um contraste melhor do que o utilizado na radiografia comum, a importância desta alteração é devido à anatomia da mama. Com densidades de tecidos semelhantes, a imagem radiográfica da mama deve possuir qualidade de contraste suficiente para um diagnóstico preciso.
A Mamografia é considerada o exame mais importante no prognóstico e diagnóstico precoce do Câncer de Mama, o câncer que lidera os obtidos em mulheres.
Densitometria Óssea
A Densitometria Óssea utiliza um equipamento denominado Densitômetro Ósseo, este equipamento utiliza os Raios-X em baixas quantidades em conjunto com um computador, sua funcionalidade é quantificar a densidade mineral óssea.
No exame, o paciente é avaliado se há perda de massa óssea, nesta avaliação computadorizada são obtidos dados que determinam o risco do paciente suscetível a fraturas. A DO é aplicada para o diagnóstico por imagem e acompanhamento da Osteoporose.
Radiologia Geral
A Radiologia Geral é a definição da utilização dos Raios-X em técnicas que incluem produção de imagens em películas radiográficas e imagens digitais, os equipamentos de Raios-X podem ser fixos (para exames na sala) ou portáteis (para exames em leitos).
Além de radiografia comum, a Radiologia Geral também inclui as radiografias contrastadas. A radiografia é o método mais simples diante das diversas tecnologias presentes, sendo o método mais utilizado pelos médicos. É necessário ao profissional da radiologia também conhecer procedimentos de controle.
Fonte: http://radiologia.blog.br/diagnostico-por-imagem/diagnostico-por-imagem-conheca-as-7-principais-modalidades