CÂNCER COLORRETAL

Nos últimos tempos a mídia tem divulgado que celebridades foram acometidas por um mesmo tipo de doença: o câncer colorretal.

➡️ A sua incidência está aumentando em todo o mundo.

➡️ Apesar de ser uma doença em pessoas de mais idade, os casos na faixa etária abaixo de 50 anos tem aumentado de frequência.

➡️ A história familiar de câncer de intestino e reto é muito importante para definir quando pesquisar a doença. Mas o rastreamento deve ser feito em todas as pessoas.

➡️ Na população em geral, está indicado a colonoscopia como exame preventivo para o câncer colorretal à partir dos 45 anos.

➡️ Determinados tipos de pólipos (pequenos tumores) que podem ser encontrados (e retirados) durante a colonoscopia, podem ser a principal causa de câncer colorretal.

➡️ A colonoscopia então, não é apenas um exame diagnóstico, mas também pode tratar a origem do câncer colorretal ao possibilitar a retirada dos pólipos.

➡️ A doença em seus estágios iniciais pode não causar nenhum sintoma. Anemia, perda de peso, alterações do hábito intestinal (diarreia ou constipação) e sangramento ou muco nas fezes são os sintomas mais frequentes.

➡️ O estilo de vida tem contribuído para o aumento do surgimento do câncer colorretal. O consumo excessivo de alimentos ultraprocessados (presuntos, mortadelas, carnes enlatadas, conservas), e defumados está associado ao aumento da incidência da doença.

➡️ Evitar o sedentarismo e aumentar o consumo de alimentos frescos, cereais integrais, frutas, verduras e legumes tem efeito protetor contra o câncer colorretal.