A Angioressonância ou Angiografia por Ressonância Magnética é um método de exame não invasivo que serve para visualizar as artérias e veias do corpo, onde as estruturas do sistema vascular são avaliadas através da emissão de ondas magnéticas.
Esse exame serve para o diagnóstico e avaliação de:
– Anomalias anatômicas;
– Aneurismas;
– AVC’s;
– Infarto cerebral agudo;
– Estenoses;
– Oclusões e entupimentos;
– Complicações vasculares pós-cirúrgicas, principalmente depois de transplantes de órgãos.
No exame de angiorressonância magnética, o paciente deita em uma maca, que desliza para dentro de um aparelho circular, a máquina de ressonância magnética.
Esse aparelho é composto por um imã gigante que capta imagens do corpo. O exame não é recomendado para portadores de marca-passo, implantes auditivos ou fragmentos metálicos.
Com a angiorressonância magnética é possível diagnosticar condições relacionadas ao sistema vascular, como a estenose, que é o estreitamento de vaso sanguíneo que dificulta a passagem de sangue.
Também é possível detectar oclusões, que é o entupimento completo, bem como aneurismas, anomalias anatômicas, más-formações e complicações vasculares que podem acontecer depois de cirurgias de grande porte.
A Angiorressonância Magnética Venosa de Crânio (Vasos Cerebrais, Intracranianos) funciona bem especialmente no diagnóstico de condições como o aneurisma cerebral.
Com este exame, também, é possível diagnosticar outras condições, como a aterosclerose, o infarto cerebral agudo – também chamado de acidente vascular cerebral.