A IMPORTÂNCIA DO EXAME DE CREATININA PARA A TOMOGRAFIA


A creatinina é uma substância encontrada no sangue e ligada diretamente ao funcionamento dos rins. Ela é produzida pelos músculos através da ingestão da fosfocreatina, uma proteína obtida mediante ao consumo dos alimentos e devido ao trabalho exercido pelos órgãos do sistema digestivo, como o fígado, estômago e o pâncreas.

O contraste utilizado nos exames de tomografia (a base de iodo), em muitos casos, fundamental para a realização de um diagnóstico correto e preciso, é eliminado através dos rins.

Quando os mesmo não estão saudáveis, (no caso de pacientes com doenças renais), pode ser prejudicial a eles, causando acentuação dessa disfunção renal.

Por isso aos pacientes que relatam doença renal ao agendar uma tomografia, e que necessite de contraste, sempre é solicitado que apresente o exame de creatinina (substância marcadora da função renal).

Importante que este exame seja recente, pois por meio dele, será realizado um cálculo que considera o peso e idade do paciente, para estimar o grau de função dos rins.

Desta forma, é possível saber se o paciente se encontra na faixa de segurança para uso do contraste.


shares
× Como posso te ajudar?
Visit Us On InstagramVisit Us On Facebook