🔹A tireoide é uma glândula localizada na porção inferior do pescoço, e responsável por produzir uma série de hormônios importantes para a saúde do organismo.
🔹A alteração no funcionamento da tireóide normalmente é detectada através de exames de sangue, incluindo a dosagem de T3, T4 e TSH.
🔹No entanto, a ultrassonografia da tireóide tem um papel importante na avaliação desta glândula, auxiliando a detectar achados que podem ocasionar o seu funcionamento inadequado.
🔹Os principais aspectos que podem ser avaliados na ultrassonografia da tireóide são:
✔ Alterações no seu tamanho e análise da sua ecotextura: dimensões anormais da glândula e alteração textural do seu parênquima podem estar relacionadas a distúrbios como o hiper e o hipotireoidismo;
✔ Presença de lesões focais, como cistos e nódulos: através do ultrassom podemos fornecer detalhes sobre as características de cada lesão encontrada, informando se há ou não critérios que sugiram malignidade, auxiliando o médico assistente a indicar uma punção quando necessário;
✔ Estudo Doppler: verifica se fluxo sanguíneo do órgão está adequado, bem como analisa o padrão de vascularização de eventuais nódulos.