➡Fascite plantar é um processo inflamatório ou degenerativo que afeta a fáscia plantar (também chamada de aponeurose plantar), uma membrana de tecido conjuntivo fibroso e pouco elástico, que recobre a musculatura da sola do pé, desde o osso calcâneo, que garante o formato do calcanhar, até a base dos dedos dos pés.
➡Causas da fascite plantar:
✔ Ainda não se conhece a causa exata da fascite plantar, mas na maioria dos casos, a dor forte característica do transtorno é provocada pelo estiramento excessivo da fáscia plantar ou pela repetição de microtraumatismos nessa estrutura.
➡Sintomas da fascite plantar
✔Dor forte, em facada, debaixo do pé, perto do calcanhar.
Inchaço (edema) e vermelhidão (eritema) são outros sinais que podem estar presentes.
✔ Dificuldade para trazer a ponta do pé na direção da canela (movimento chamado de dorsiflexão).
➡Fatores de risco da fascite plantar:
✔Pessoas com sobrepeso, atletas — especialmente os corredores — bailarinos, ginastas, têm maior risco. Mulheres que usam sapatos com saltos muito altos com frequência estão mais sujeitas a desenvolver essa condição.
✔Além da obesidade e do ganho rápido de peso, são considerados fatores de risco para a fascite plantar:
✔Pés planos ou chatos
✔Encurtamento do tendão de Aquiles, localizado na parte de trás da perna e que liga os músculos da panturrilha aos ossos do calcanhar.
➡Diagnóstico de fascite plantar
✔Num primeiro momento, o diagnóstico de fascite plantar é clínico e leva em conta as particularidades dos sintomas e os fatores de risco.
✔Exames de raio X e ultrassom podem ser úteis para estabelecer o diagnóstico diferencial com esporão do calcâneo, metatarsalgia (dor nos ossos que articulam as falanges dos dedos), tendinite tibial posterior e microfraturas ósseas.