✔Ultrassom Inicial Transvaginal
Este é um ultrassom realizado no primeiro trimestre da gravidez, geralmente entre 6 e 10 semanas.
Esse exame é importante para datar a gestação e avaliar a posição de saco gestacional, identificar a presença de hematomas, o número de fetos e também se a gestação é gemelar ou múltipla.
✔Ultrassom morfológico de primeiro trimestre com Doppler colorido
Este é um ultrassom realizado no primeiro trimestre, geralmente entre 11 e 13 semanas. É o primeiro exame de rastreamento do feto. “Avaliamos a anatomia fetal de forma detalhada, através de algumas estruturas conseguimos determinar o risco de alterações cromossômicas”. Também através do Doppler e avaliação clínica, é possível medir a pressão arterial materna e, com isso, calcular o risco da pré-eclâmpsia antes das 37 semanas.
✔Ultrassom morfológico de segundo trimestre com medida de colo uterino
Este é um ultrassom realizado no segundo trimestre, entre 20 e 24 semanas. Neste exame, é feita a segunda avaliação detalhada da anatomia do feto e também verificado o seu crescimento. A medida de colo uterino neste exame serve para saber se existe o risco para parto prematuro.
✔Ecocardiografia fetal com Doppler colorido
Este exame é recomendado entre 20 e 24 semanas. Ele é importante, para avaliar detalhadamente o coração do feto e seus vasos e vias de saída.
✔Ultrassom obstétrico com Doppler colorido
Exame realizado no terceiro trimestre, geralmente, entre 32 e 36 semanas, mas pode ser recomendado pelo médico em qualquer momento da gravidez. “Este exame serve para ver a posição fetal, a quantidade de líquido amniótico, o peso do feto, e com o Doppler podemos avaliar como está a circulação placentária e oxigenação fetal”.