A digitalização do Raio-x corresponde a um processo no qual o filme convencional é substituído por uma película especial, sensível aos raios-x, que é lida por equipamento moderno de computação, o que proporciona uma imagem de alta resolução. Ao invés de os raios-x serem absorvidos pelo filme radiográfico, como na radiologia convencional, na radiologia digital eles são absorvidos por um sensor digital composto por uma placa de circuitos sensível à radiação. Essa placa gera então sinais elétricos que são transmitidos ao computador e processados de modo a gerar uma imagem
O procedimento digital do Raio-X garante mais segurança e precisão ao paciente. Além da redução da dose de raio-x, o procedimento digital permite o armazenamento em bases de dados eletrônicas, o que facilita a pesquisa de dados e a transmissão para longas distâncias; por ser uma imagem digital o seu processamento facilita o foco de atenção de médico ao remover grande parte de fundo não desejado na imagem, melhorando assim a visualização das características importantes da radiografia.
Vantagens do Raio-X Digital:
É importante alguns cuidados antes do exame de Raio-X
O exame de Raio-X é um procedimento indolor e usa uma dose de radiação muito pequena, no entanto, são necessários alguns cuidados para preservar a saúde do paciente, como:
O IMR ESTÁ APTO A REALIZAR QUASE TODOS OS EXAMES EXISTENTES NA TABELA DA AMB. O IMR FUNCIONA NO HORÁRIO INTEGRAL DAS 07:00 ÀS 18:00H E, AOS SÁBADOS, DAS 07:00 ÀS 12:00H.
É um exame que consiste na obtenção de imagens a partir de secções ou “fatias” do corpo. É obtida através do processamento por computador de informação recolhida após expor o corpo a uma sucessão de raios X. Seu método principal é estudar a atenuação de um feixe de raios X durante seu trajeto através de um segmento do corpo.
Para obter uma TC, o paciente é colocado numa mesa que se desloca para o interior de um anel de cerca de 70 cm de diâmetro. À volta deste encontra-se uma ampola de Raios-X, num suporte circular designado gantry. Do lado oposto à ampola encontra-se o detector responsável por captar os raios-X e transmitir essa informação ao computador ao qual está conectado.
Os tomógrafos de última geração são chamados “Multislice”, ou seja multicortes, que, após um disparo da ampola de raios x, fornecem múltiplas imagens do segmento estudado. Podem possuir grande quantidade de canais, representando maior agilidade na execução do exame diagnostico. Com essa nova tecnologia é possível prover reconstruções multiplanares e tridimensionais ou até mesmo mensurar perfusões sanguíneas
O IMR ESTÁ APTO A REALIZAR QUASE TODOS OS EXAMES EXISTENTES NA TABELA DA AMB. O IMR FUNCIONA NO HORÁRIO INTEGRAL DAS 07:00 ÀS 18:00H E, AOS SÁBADOS, DAS 07:00 ÀS 12:00H.
A mamografia é um tipo de radiografia especial, realizada em aparelhos específicos para avaliação das mamas. A mamografia de rotina é a melhor oportunidade de detectar precocemente qualquer alteração nas mamas antes até que o paciente ou médico possam notá-las ou apalpá-las. A mamografia pode detectar um câncer de mama até dois anos antes de ele ser palpável.
Um dos recentes avanços da mamografia é a MAMOGRAFIA DIGITAL (computadorizada). A mamografia digital se assemelha a convencional por usar raios X na produção das imagens porém o sistema é equipado com receptor digital e um computador ao invés de um filme cassete. Na mamografia convencional as imagens são gravadas em filme. O filme é revisado pelo radiologista no negastoscópio. Com mamografia digital, a imagem mamográfica é capturada por um detector eletrônico especial de raios X o qual converte a imagem numa foto digital e pode ser revisado no monitor do computador. O radiologista pode alterar a magnificação, orientação, brilho, contraste através do computador para verificar melhor áreas da mama.
A mamografia convencional demora de 30 minutos a uma hora para a obtenção do diagnóstico. Quando a imagem não é satisfatória o exame tem que ser refeito e a mulher expor-se a nova carga de radiação. Na mamografia digital os procedimentos são mais rápidos e a paciente recebe menor dose de raios X com maior qualidade diagnóstica, com menor número de repetições de exposições durante um exame. Esta tecnologia permite que o resultado e as imagens sejam enviadas via Internet para qualquer parte do mundo.
O IMR ESTÁ APTO A REALIZAR QUASE TODOS OS EXAMES EXISTENTES NA TABELA DA AMB. O IMR FUNCIONA NO HORÁRIO INTEGRAL DAS 07:00 ÀS 18:00H E, AOS SÁBADOS, DAS 07:00 ÀS 12:00H.
É recomendado para avaliações vasculares, musculares e abdominais. Para detectar pedras nos rins e problemas na tireóide, por exemplo. A ultrasson transvaginal é desconfortável para algumas mulheres, mas ajuda a examinar o colo do útero, prevenindo o câncer. São usadas camisinhas e lubrificantes para que exame seja mais tranquilo e seguro.
Não usa radiação. Trabalha por meio de eco de ondas sonoras. A onda bate e retorna. A “sombra” dos locais de colisão é impressa. É o mais seguro e barato, justamente por não ter radiação. É preciso tomar água para que a bexiga possa ser examinada melhor.
O IMR ESTÁ APTO, A REALIZAR QUASE TODOS OS EXAMES EXISTENTES NA TABELA DA AMB. O IMR FUNCIONA NO HORÁRIO INTEGRAL DAS 07:00 ÀS 18:00H E, AOS SÁBADOS, DAS 07:00 ÀS 12:00H
A Ressonância magnética é um exame de imagem capaz de mostrar com definição as estruturas internas dos órgãos, sendo importante para diagnosticar vários problemas de saúde, como aneurismas, tumores, alterações nas articulações ou outras lesões nos órgãos internos.
Para fazer o exame, utiliza-se uma grande máquina, que crias as imagens de alta definição dos órgãos internos através da utilização de um campo magnético, que provoca uma agitação das moléculas do corpo, captadas pelo aparelho e transferidas para um computador.
A ressonância magnética é indicada nos seguintes casos:
É necessário tomar alguns cuidados antes da realização deste exame, pois não pode haver nenhum tipo de material metálico próximo ao campo magnético do aparelho, como grampos de cabelo, óculos ou detalhes de roupas, evitando-se, assim acidentes. Por este mesmo motivo, este exame é contra-indicado para pessoas que possuam marca-passos ou pinos metálicos implantados no corpo.
Além da boa qualidade das imagens formadas pela ressonância magnética, outra vantagem é a não utilização de radiação ionizante para a obtenção dos resultados, diferente da tomografia computadorizada.
A ressonância magnética costuma durar entre 15 a 30 minutos, podendo durar até 2 horas dependendo da área a ser examinada. Para a sua realização é necessário permanecer dentro do aparelho que emite o campo magnético, e não dói, entretanto, é muito importante não se mexer durante este período, já que qualquer movimento pode alterar a qualidade do exame.
Em pessoas que não conseguem ficar paradas, como crianças, portadores de claustrofobia, demência ou esquizofrenia, por exemplo, pode ser necessário realizar o exame com sedação para induzir o sono, de caso contrário, o exame pode não ser eficaz.
O IMR ESTÁ APTO, A REALIZAR QUASE TODOS OS EXAMES EXISTENTES NA TABELA DA AMB. O IMR FUNCIONA NO HORÁRIO INTEGRAL DAS 07:00 ÀS 18:00H E, AOS SÁBADOS, DAS 07:00 ÀS 12:00H
O exame contrastado de Raios-X é indicado quando há necessidade de se investigar órgãos e estruturas que não sejam visualizados pela técnica radiográfica simples. Esses órgãos e estruturas tornam-se visíveis pela ingestão ou injeção de substâncias chamadas de contrastes, que são opacos à radiação. Elementos pesados, como por exemplo, o iodo e o bário podem ser injetados ou ingeridos e absorvem os raios-X, aumentando o contraste da imagem e facilitando o exame morfo-funcional da área examinada
Quando essas substâncias são ingeridas, elas preenchem as cavidades digestivas e as radiografias tomadas de imediato podem revelar eventuais anormalidades delas e de suas paredes. As substâncias podem ser introduzidas no organismo pela via anal (ânus), vaginal (vagina) ou uretral (uretra) para fornecer radiografias de órgãos relativos a essas vias, como cólons, útero ou bexiga, por exemplo.
O IMR ESTÁ APTO, A REALIZAR QUASE TODOS OS EXAMES EXISTENTES NA TABELA DA AMB. O IMR FUNCIONA NO HORÁRIO INTEGRAL DAS 07:00 ÀS 18:00H E, AOS SÁBADOS, DAS 07:00 ÀS 12:00H
A Densitometria Óssea é o único exame que detecta e quantifica a Osteoporose. A Osteoporose é uma doença esquelética caracterizada tanto por uma deficiência quantitativa quanto qualitativa de osso, com conseqüente aumento da fragilidade óssea e susceptibilidade a fraturas. As mulheres têm um risco quatro vezes maior de desenvolver a doença que os homens, em função da diminuição de hormônios sexuais femininos após a menopausa.
O grande objetivo da Densitometria Óssea é tentar detectar riscos de fraturas, principalmente em coluna e fêmur, medindo a densidade mineral nestes locais, porque é nestes lugares que estão os maiores riscos. É um exame totalmente computadorizado, rápido e indolor. Dura aproximadamente 20 minutos e não precisa nenhum preparo especial.
Os pacientes candidatos à avaliação da densidade óssea são:
O IMR ESTÁ APTO, A REALIZAR QUASE TODOS OS EXAMES EXISTENTES NA TABELA DA AMB. O IMR FUNCIONA NO HORÁRIO INTEGRAL DAS 07:00 ÀS 18:00H E, AOS SÁBADOS, DAS 07:00 ÀS 12:00H
O eletrocardiograma, ou ECG, é um exame feito para avaliar a atividade elétrica do coração, observando, assim, o ritmo, a quantidade e a velocidade das suas batidas.
Este exame é feito por um aparelho que desenha gráficos sobre estas informações do coração, e, caso haja alguma doença, como arritmias, sopros ou, até, infarto, estes gráficos, que são interpretados pelo clínico geral ou cardiologista, podem estar alterados.
O eletrocardiograma pode ser feito no hospital, em clínicas ou no próprio consultório do cardiologista, pois é prático e rápido, além de não causar dor. Para fazê-lo, o paciente fica deitado numa maca, e, se for necessário, é feita a limpeza dos punhos, tornozelos e do peito, com algodão e álcool, pois, nestas regiões, são fixados os cabos e pequenos contatos metálicos, que ficam ligados ao aparelho do eletrocardiograma, como mostra a imagem.
Os contatos metálicos, que são os eletrodos, captam os batimentos do coração e a máquina registra-os em papel através de um gráfico que depois é analisado pelo cardiologista.
Apesar de não haver contra-indicações, o resultado do exame pode não ser confiável em caso de pessoas que não conseguem ficar paradas, como por tremores ou parkinson, por exemplo.
O IMR ESTÁ APTO, A REALIZAR QUASE TODOS OS EXAMES EXISTENTES NA TABELA DA AMB. O IMR FUNCIONA NO HORÁRIO INTEGRAL DAS 07:00 ÀS 18:00H E, AOS SÁBADOS, DAS 07:00 ÀS 12:00H