Ressonância Magnética do Abdome Total


Conceito de Ressonância do Abdome Total:

A Ressonância do Abdome Total é indicada para o estudo de órgãos internos que compõe o abdome como fígado, vias biliares, pâncreas, baço, rins, intestino, entre outros. É um exame não invasivo e indolor. É um exame que oferece imagens nítidas de diferentes ângulos destes órgãos internos, possibilitando o diagnóstico de doenças que outros exames de imagem não conseguem identificar.

A Ressonância do Abdome abrange e estuda o abdome superior e a pelve em um único procedimento.

O que é ressonância magnética?

O exame de ressonância magnética (RM) ou ressonância magnética nuclear (RMN) serve para auxiliar o médico no diagnóstico de diversas doenças, assim como para avaliar a resposta ao tratamento. Ao contrário da radiografia (RX) e da tomografia computadorizada (TC), não utiliza radiação ionizante. A RM funciona com um campo magnético intenso e ondas de rádio para produzir imagens detalhadas dos diferentes órgãos e sistemas do corpo humano.

Ressonância Magnética do Abdome Total com contraste

Através da ressonância magnética (RM) abdominal com contraste é avaliado o comportamento vascular das estruturas em observação.

O gadolínio é uma substância administrada por via endovenosa que aumenta a intensidade de sinal das estruturas com fluxo sanguíneo aumentado, por exemplo no contexto de tumores ou inflamações. O uso de gadolínio está contraindicado em doentes com insuficiência renal grave. A amamentação não é contraindicação para a administração de contraste. No caso de mulheres grávidas, o risco é discutido entre o Médico Radiologista e o Médico Assistente. Episódio prévio de reação anafilática a gadolínio é outra contraindicação para o uso deste tipo de contraste, no entanto as reações são muito menos frequentes comparativamente ao uso de contrastes iodados em TC.


shares
× Como posso te ajudar?
Visit Us On InstagramVisit Us On Facebook