A ultrassonografia de mamas ou ultrassom é um exame de imagem que tem por finalidade diagnosticar possíveis alterações nessa região do corpo. É realizado por meio de um aparelho chamado transdutor, que é encostado na mama do paciente e possibilita a visualização das partes internas desse local.
O exame consiste na emissão de ondas sonoras em alta frequência que causam a vibração dos tecidos. Por meio dessa vibração, o aparelho capta de maneira instantânea e forma as imagens que aparecem no monitor.
A ultrassonografia é um exame de grande importância por possibilitar o diagnóstico de possíveis lesões mamárias que não podem ser vistas a olho nu ou palpadas, e nem visualizadas por meio do exame de mamografia.
Dessa maneira, o ultrassom permite diferenciar cistos de nódulos sólidos, como suas características MORFOLÓGICAS. Além disso, é comumente utilizado no direcionamento de biópsias mamárias.
Esse exame não-invasivo é realizado por um especialista em radiologia ou médico que manuseia o transdutor na pele após a aplicação de um gel à base de água. Então, são captadas imagens dinâmicas que serão selecionadas pelo profissional que realiza o exame dentre as que apresentam algum achado.
A utilização do gel é importante também para impedir o surgimento de bolsas de ar que podem atrapalhar as ondas sonoras responsáveis pela criação das imagens. A ultrassonografia das mamas é indolor, mas alguns pacientes podem sentir um leve desconforto quando o transdutor é passado pela região da mama. Geralmente, o especialista fará algumas perguntas ao paciente, entre elas, se há algum nódulo perceptível. Em casos de resposta positiva, será dada uma atenção maior para a região indicada. Entretanto, ambas as mamas são totalmente avaliadas, incluindo as axilas.
O procedimento é rápido, durando em média de 10 a 15 minutos, mas esse tempo pode variar a depender do tamanho das mamas.
A ultrassonografia das mamas faz parte do check-up anual das mulheres nas consultas ao ginecologia. Além disso, ela pode ser indicada para:
É importante reforçar que o câncer de mama também pode aparecer nos homens, apesar de muito mais raros. Para os casos de suspeitas nesse sentido, pessoas do sexo masculino também devem realizar a ultrassonografia das mamas.
É importante reforçar a diferença entre a ultrassom da mama e a mamografia. O primeiro exame é um método que auxilia no diagnóstico de diversos tipos de lesões que podem surgir nas mamas. Já a mamografia, é o principal exame de rastreamento do câncer de mama.
A principal diferença entre ambos é que a mamografia é um método de raio-X, que realiza a compressão do tecido mamário com o intuito de avaliar a presença de tumores.
Ambos os exames são importantes e devem ser realizados de acordo com orientação médica.