O ultrassom das vias urinárias, é um exame de imagem não invasivo utilizado na avaliação dos órgãos dessa região do corpo, como os rins, os ureteres, a uretra, a bexiga e a próstata, no caso dos homens.
Popularmente conhecido pela descoberta dos cálculos (pedras) renais, é indicado também para a avaliação de infecção urinária, hidronefrose (dilatação do rim por retenção ou refluxo de urina), cistos renais e doença policística renal. Além disso, o procedimento serve para identificar perda excessiva de proteínas, sangue na urina e quando o rim está funcionando de forma insuficiente. Dores e dificuldade para urinar são alguns dos sintomas mais comuns.
Estamos falando de uma região do corpo composta por:
Todos esses órgãos fazem parte do sistema urinário e possuem uma função muito importante para o bom andamento do organismo humano.
O rim produz a urina e é responsável por muitas outras atribuições do aparelho urinário. Já os ureteres levam a urina dos rins para a bexiga, que funciona como um reservatório para esse líquido. A uretra é o tubo que conduz a urina da bexiga para fora do corpo.
No geral, o sistema urinário deve manter o volume e a composição dos líquidos dentro dos níveis normais para a nossa saúde. Ele é conhecido também como sistema excretor por ter esse papel de eliminar o excesso de líquidos que se acumulam em nosso metabolismo.
Além disso, ele deve manter o pH normal no sangue, controlar a produção de células sanguíneas vermelhas pela secreção do hormônio eritropoietina e equilibrar a pressão sanguínea pela secreção da enzima renina.
Resumidamente, podemos dizer que os rins atuam no controle da pressão arterial, no metabolismo do cálcio, do fósforo, do magnésio e na eliminação de medicamentos do corpo.
O ultrassom de rins e vias urinárias é o principal exame para avaliar como está o funcionamento do sistema urinário.
O ultrassom de rins e vias urinárias não emite radiação e mede o tamanho dos rins, identifica a presença de cálculos, cistos, dilatações do canal urinário, infecções, insuficiência e entre outros.
Vale reforçar que para pacientes homens, esse exame avalia também a próstata.
Há algumas das principais doenças ou alterações que o ultrassom de rins e vias urinárias consegue detectar, sendo elas:
Todas as pessoas podem fazer esse exame, já que não há nenhuma contraindicação para ele. Normalmente, o médico costuma solicitá-lo caso haja alguma suspeita. Se você notar qualquer sinal ou sintoma, procure um especialista para que ele possa passar o exame mais adequado para a sua situação.
O ultrassom de rins e vias urinárias pode ser utilizado por homens, mulheres e crianças. A diferença está penas no caso dos pacientes homens, em que o exame também investiga possíveis alterações ou problema na próstata, inclusive câncer.
Nessa ultrassonografia, é usado um transdutor que desliza, com a ajuda de um gel, pelo abdômen do paciente. Para isso, a pessoa precisa ficar deitada sob uma maca para realizar o exame. As imagens são captadas por meio da emissão de ondas de som.
O ultrassom de rins e vias urinárias não é invasivo, é indolor, não utiliza radiação e é muito seguro. Além disso, esse teste não possui contraindicações para nenhuma idade ou caso.
Quando o exame é feito com o auxílio do Doppler, é possível avaliar a hemodinâmica corporal, a circulação e o fluxo de sangue nos órgãos do sistema urinário.