5 MITOS SOBRE A ENDOSCOPIA


A Endoscopia é, de fato, um exame comum, mas que por vezes deixa alguns pacientes receosos.

Confira abaixo alguns mitos a respeito do exame:

🔹É indicada para quem tem apenas problemas no estômago: na verdade, a Endoscopia serve para detectar doenças em toda a parte superior do tubo digestivo, incluindo o esôfago, estômago e parte do duodeno, além de bastante eficaz na prevenção de câncer na região estomacal. Portanto, o exame é indicado para alterações em todo o tubo digestivo alto – esôfago, estômago, parte do duodeno.

🔹Fazer endoscopia dói: O exame é realizado mediante anestesia tópica por meio de borrifação da área com substâncias anestésicas. Então não há dor.

🔹Posso ir realizar o exame desacompanhada: você precisa de um acompanhante para realizar esse exame, pois o exame pode causar desorientação e não é possível dirigir após o procedimento.

🔹É apenas um exame explorativo: na verdade, não! Pólipos e até mesmo o câncer em estágio inicial podem ser removidos por meio de acessórios especialmente concebidos para essas finalidades. Outro exemplo são os casos de hemorragia causada por úlcera ou por ruptura de varizes localizadas no esôfago ou estômago, cujo tratamento hoje é feito por meio da endoscopia. Então, é um exame diagnóstico e também com finalidade terapêutica.

🔹Não dá para respirar durante o exame: o endoscópio é introduzido pela boca, até o esôfago, enquanto o ar passa pela laringe e traqueia. Os caminhos são diferentes.


shares
× Como posso te ajudar?
Visit Us On InstagramVisit Us On Facebook